quinta-feira, 11 de outubro de 2012

HISTÓRICO DA ESCOLA

          A Escola Básica Municipal 25 de Maio, foi criada no ano de 1993 sob o decreto nº 341/95, e está situada no Assentamento 25 de Maio á trinta quilômetros da cidade de Abelardo Luz. Nos anos seguintes a sua fundação a demanda de alunos cresceu surgindo assim à necessidade de ampliação e nucleação da escola. Em 1998 com o processo de nucleação a escola passou a atender crianças da Educação infantil a oitava série do Ensino Fundamental. A mesma é vinculada a Secretaria Municipal de Educação. Atende-se atualmente educandos vindos de quatorze assentamentos, somando  um mapa total aproximado de 486 alunos.


Desde sua fundação a escola vem se destacando ano após ano no município nos mais diversos âmbitos. No âmbito cultural com apresentações que representam à realidade dos alunos, oficinas, o grupo de dança germânica da escola, teatros, música, etc. Também houve forte destaque no âmbito esportivo com várias conquistas.  No âmbito pedagógico a escola se destacou em olimpíadas de língua portuguesa e matemática, feira dos saberes entre outros. As conquistas e superações da escola sempre dependeram de seus sujeitos para serem marcantes. Esses sujeitos não foram somente os professores ou direção da escola, mas sim, todo o conjunto de funcionários juntamente com alunos, pais, APP, serventes, motoristas e comunidade em geral que sempre tiveram forte participação junto ao espaço escolar, mesmo que muitas vezes dependeu de ser convocada para comparecerem.



Hoje a escola atende alunos de várias diversidades, tendo um quadro de funcionários de 41 componentes, distribuídos entre eles 8 monitores do ensino integral, conta ainda com uma secretaria, dois orientadores pedagógicos, uma gestora, ainda agentes de limpeza copa e cozinha e 2 vigias noturnos. A escola atende hoje o Ensino Fundamental de nove anos com: Educação Infantil, Anos Iniciais do 1º ano ao 5º ano e Anos Finais 6º ano a 8ª série.



Além do Ensino Regular de nove anos a escola atende ao Pré, 1º ao 5º ano, e 6º ano a 8ª série como citado acima, também conta com o Ensino Integral oferecido pelo Programa Mais Educação do Governo Federal, que conta hoje com oito turmas matutino/vespertino, com um total de 456 alunos matriculados. O Programa busca promover a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos monitores.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário